O planejamento previdenciário após a Reforma da Previdência

O planejamento previdenciário após a Reforma da Previdência

Reforma da Previdência trouxe diversas regras novas de cálculos e requisitos para concessão de benefícios, o que causa grande incerteza entre os segurados. Desse modo, vale destacar a importância do planejamento previdenciário após a Reforma da Previdência.

Mas o que é planejamento previdenciário?

Para quem ainda não sabe, o planejamento previdenciário consiste em um mapeamento da vida previdenciária do segurado da previdência.

Este mapeamento envolve a contagem do tempo de contribuição do CNIS juntamente com a análise da Carteira de Trabalho – CTPS, a fim de verificar a existência de irregularidades ou pendências junto ao INSS.

São inúmeros cenários que são considerados na análise, verificar se possui tempo de serviço militar, tempo rural, tempo especial, serviço público e etc. O planejamento nunca pode ser feito de forma superficial, pois ele visa justamente dar um grau de previsibilidade para o segurado.

Manter os documentos organizados e os dados atualizados evitará muita dor de cabeça ao segurado, na hora de reivindicar um benefício junto ao INSS.

Mas, não para por aí. Com a casa em ordem, a próxima etapa é identificar as estratégias compatíveis com o seu perfil de contribuinte, em busca dos cenários mais vantajosos.

Esse trabalho envolve projeções futuras, ou seja, com base nas informações do histórico do segurado, serão realizados cálculos e simulações diversas em busca da melhor opção.

Levando em conta o tempo necessário para preencher os requisitos obrigatórios, como o tempo de contribuição, idade e carência, é possível detectar quais modalidades de aposentadoria serão mais atraentes e quando cada uma delas estará disponível.

É possível também estimar valores, assim como realizar um estudo sobre suas contribuições de modo a garantir acréscimo na renda do benefício ou evitar recolhimento desnecessário.

Esses são alguns exemplos que destacam o planejamento previdenciário como um diferencial na vida dos segurados.

Importante: 

Embora o planejamento previdenciário seja uma excelente base de consulta para construir seu futuro, vale destacar que ele representa um conjunto de projeções e não certezas. 

Isso porque fatores externos como mudanças de regras e leis podem provocar alterações.

QUANDO DEVO FAZER O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Desde já! Você mesmo pode iniciar esse processo de organização da documentação e atualização de dados em qualquer tempo. 

Buscar e juntar seus documentos, coletar informações sobre sua situação junto à previdência, mantendo seu histórico em dia é algo a se fazer o mais cedo possível. 

Dessa forma, o trabalhador evitará muita dor de cabeça na hora de reivindicar um benefício junto ao INSS, seja ele qual for.

RECOMPENSA INVESTIR NO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Ainda que você possa ficar em dúvida em relação ao investimento, a história da previdência brasileira mostra que a falta de planejamento tem prejudicado todos anos milhares de trabalhadores.

Conforme números do primeiro semestre de 2020, apresentados pelos relatórios do Ministério da Previdência Social, foram 1,4 BILHÕES DE BENEFÍCIOS NEGADOS PELO INSS.

O principal motivo para esse número alarmante é a falta de planejamento dos segurados, que somado as inúmeras alterações realizadas na legislação previdenciária causam enorme insegurança quanto a futura aposentadoria do cidadão brasileiro.

Tem aqueles que não comprovaram a atividade especial por falta de documentos, ou não converteram o tempo especial em comum. 

Muitos trabalhadores efetuam recolhimentos desnecessários, perdendo dinheiro, ou realizam contribuições abaixo do valor mínimo, tornando-as sem efeito para a aposentadoria.

Sem contar as questões mais simples como o uso do código errado na hora de preencher a guia de recolhimento, ou a falta de registro do tempo trabalhado junto ao órgão previdenciário.

Se perguntar aos segurados que tiveram essas ou outras experiências semelhantes, certamente entenderá que o valor investido não será fator determinante para contratar esse serviço.

QUERO MEU PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

planejamento previdenciário após a Reforma da Previdência.

Esse é um fator que reforça ainda mais a necessidade de investimento em um bom planejamento previdenciário.

A Emenda Constitucional trouxe nova fórmula para cálculo do benefício, requisito de idade mínima, fim da aposentadoria por tempo de contribuição, para citar algumas mudanças.

Some a isso às diferentes regras de transição previstas aos segurados que estão na ativa e teremos um cenário ainda mais complexo que o atual, o que ressalta a importância do planejamento previdenciário após a Reforma da Previdência.

QUERO MEU PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

ASSUMA UM COMPROMISSO COM TEU FUTURO

Se você optar por planejar sua previdência por conta própria ou vai recorrer ao auxílio profissional, é uma escolha sua, mas esperamos ter deixado claro que o planejamento previdenciário é um processo fundamental na construção de um futuro mais tranquilo e satisfatório.

Você pode iniciar em qualquer tempo, organizando seus documentos e mantendo o controle das suas contribuições. 

No caso de optar pelo serviço profissional, o acesso mais preciso às informações, a segurança jurídica e apoio na resolução dos trâmites burocráticos são vantagens indiscutíveis e as dificuldades que podem lhe gerar muita dor de cabeça, fazem parte do cotidiano desses profissionais.

Pense nisso!

QUERO MEU PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

Conhecer os seus direitos e contar com profissionais especializados em Previdência pode fazer toda diferença. Entre em contato conosco!

Douglas Motter

Advogado Especialista em Direito Previdenciário

Deixe uma resposta