Simular Aposentadoria pela Internet -Posso Confiar no Resultado?

Simular Aposentadoria pela Internet -Posso Confiar no Resultado?

Desde o início de abril de 2020, é possível Simular Aposentadoria pela Internet através do Meu INSS. Para quem não sabia, este serviço estava desativado desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor, em novembro de 2019.

Como as novas regras para ter acesso aos benefícios mudou, a calculadora de aposentadoria do Meu INSS estava passando por mudanças e estava indisponível. Mas uma pergunta que muitas pessoas estão fazendo é a seguinte: posso confiar nas informações que o simulador traz?

O que é a simulação de aposentadoria do Meu INSS?

Como o nome sugere, o simulador de aposentadoria é um serviço oferecido pelo site do Meu INSS em que o segurado pode verificar quanto tempo de contribuição possui e se já possui direito a se aposentar ou não.

São apresentadas vários tipos de aposentadoria e é informado ao segurado se ele já tem direito ao benefício, quanto tempo ele tem de contribuição, se já cumpriu a carência necessária, entre outros.

Se você não possuir direito ao benefício, o sistema informa quanto tempo falta para você conseguir se aposentar naquela modalidade. Este serviço é muito útil porque ele pega os seus dados previdenciários direto do CNIS e mostra as suas possibilidades de aposentadoria em tempo real.

Mas vai um alerta: antes de usar a calculadora de aposentadoria disponibilizada pelo INSS você deve verificar se todos os dados do seu extrato previdenciário (CNIS) estão corretos para que não tenha chance de você ter uma informação incorreta no simulador.

Como acessar a ferramenta e Simular Aposentadoria pela Internet?

Para acessar o simulador de aposentadoria, você deve fazer um cadastro no site do Meu INSS. Basta clicar em “CADASTRAR SENHA” após abrir a página e preencher as informações solicitadas.

Depois disso, você chegará na tela principal do site, com todos os serviços online do INSS, onde basta escolher : “Simular Aposentadoria”.

simulador aposentadoria meu INSS

A seguinte tela aparecerá:

simulador aposentadoria meu INSS

Perceba que no início da página já aparece sua idade, sexo e tempo de contribuição. Você pode editar sua idade e o seu tempo de contribuição. Perceba que há uma espécie de lápis ao lado dessas informações.

simulador aposentadoria meu INSS

Clicando no segundo ícone, abrirá uma página com todos os seus vínculos de trabalho e de contribuições.

Você pode mudar o período trabalhado/contribuído, excluir o trabalho e também adicionar novos vínculos.

simulador aposentadoria meu INSS

No caso dos vínculos de trabalho,colocamos “Empresa 1, 2 e 3”, mas quando você acessar essa página aparecerá o nome exato de onde você trabalhou.

Como você percebeu, o simulador é bem intuitivo e bastante simples de usar.

Afinal posso confiar na simulação ou não?

Se você verificou todo o seu extrato de contribuições (CNIS) e as informações estão corretas, te respondo prontamente que você pode confiar na simulação do INSS, mas você deve ficar muito atento às seguintes informações:

  • conferir se todos os seus vínculos de trabalhou ou contribuições estão com os períodos exatos e sem nenhum erro. Caso contrário, as informações que vão constar no simulador não serão fiéis para o cálculo;
  • conferir se os salários de contribuição estão corretos.
  • confira se o seu sexo e data de nascimento na página inicial do simulador estão corretos, porque ele interfere diretamente no seu direito aos benefícios.

Se verificar que tudo  está correto, você pode ficar tranquilo e confiar no simulador.

Caso você tenha adicionado alguns vínculos manualmente, ou se as informações estiverem em desacordo, não posso garantir que a calculadora é confiável. Isso porque não é certeza que o INSS reconhecerá os períodos que você colocou no simulador, então fique atento!

Nessa hipótese, quando você for solicitar o benefício, o próprio INSS pergunta se você não deseja arrumar as informações do CNIS e será nessa hora que você apresentará a documentação que comprova as informações corretas que você deseja mudar/incluir.

Ficou com dúvidas sobre a simulação que a ferramenta do INSS apresentou? Escreve pra gente!

Douglas Motter

Advogado Especialista em Direito Previdenciário

Deixe uma resposta